| Reino: | Animalia |
| Filo: | Chordata |
| Classe: | Aves |
| Ordem: | Apodiformes |
| Família: | Trochilidae |
| Vigors, 1825 | |
| Subfamília: | Polytminae |
| Reichenbach, 1849 | |
| Espécie: | A. lumachella |
O Beija-flor-de-gravata-vermelha é uma ave apodiforme da família Trochilidae.
Seu nome significa: do (grego) augastës, augë = brilhante, radiante, luz do sol; e do (latim) lumachella = mármore italiano que irradia fogo; calcário escuro contendo conchas que emitem reflexos de fogo (dimensões de lumacha caracol). ⇒ Ave brilhante como o mármore de fogo.
Mede 9 cm de comprimento. Possui fronte e placa gular verde cintilante, sendo esta última realçada de negro, gravatinha vermelha, faixa peitoral branca e cauda vermelho-cobre. Quase não há dimorfismo sexual(Sick 1997).
Hábitos reprodutivos…
É uma espécie ainda pouco conhecida, porém sabe-se que vive em áreas rupestres entre 950 a 1600 m de altitude, onde predominam cactáceas, bromélias rupícolas, orquídeas e veloziáceas.
Ocorre na porção baiana da cadeia do Espinhaço, a Chapada Diamantina. Registros recentes da espécie na região do Boqueirão da Onça, no município de Sento Sé-BA, representaram uma ampliação de distribuição da espécie (Souza et al. 2009).